PLANEJAMENTO I BIMESTRE - PERÍODO: 18/02 a 27/04/2010
Disciplina: Língua Portuguesa
6º Ano A (5ª série A)
OBJETIVOS CONTEÚDOS SITUAÇÃO DIDÁTICA AVALIAÇÃO A. Previstas
1. Relatar experiências ou acontecimentos do cotidiano;
1. Narrar histórias reais ou imaginárias.
2. Ler diferentes gêneros textuais, localizando informações explícitas e implícitas;
2. Reconhecer o tema central, os efeitos de sentido de uma determinada palavra ou expressão e as características próprias do tipo ou gênero a que pertence o texto;
2.Identificar os elementos contextualizadores
(autor,data, época,local, meio de veiculação) e os constituintes da narrativa(narrador, personagem, espaço, tempo, problema/solução;
2. Reconhecer as relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras.
3. Produzir textos organizando as idéias de acordo com as características textuais de cada gênero, utilizando os recursos coesivos, a pontuação e a acentuação;
4. Analisar as especificidades das diferentes classes gramaticais na construção do texto;
4. Analisar os padrões de combinação e de distribuição das palavras na sequência das frases, como constituintes do texto;
4. Analisar os diferentes efeitos de sentido provocados pela alteração da ordem das palavras na frase,
4.Usar adequadamente a vírgula nos vocativos
4. Empregar adequadamente as diferentes formas de tratamento;
4. Reconhecer a diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito na construção do diário 1. Prod. e Compreensão de Textos Orais:
► Relatos de experiências e de acontecimentos do cotidiano;
►Narração de historias reais e imaginárias.
2. Leitura e Compreensão de Textos:
► Gêneros textuais:
● Bilhete, carta (informal), convite, postal, diários,
●Verbete de dicionário, crônica
3. Produção de Textos Escritos:
►Produção de texto do gênero bilhete, carta, convite;
►Produção de texto do gênero diário
►Produção de texto do gênero crônica
4. Análise Lingüística e Reflexão sobre a Língua:
► Substantivo;
►Verbo
►Pronome
►Concordância e regência (adequar ao nível dos alunos);
► Uso da vírgula nos vocativos;
►Emprego dos pronomes de tratamento;
►Sentido dos verbos no tempo presente e pretérito perfeito
► Após a leitura ou a conversa sobre determinado assunto, solicitar que os alunos opinem, sugiram, comentem o tema em foco; conte a história oralmente;
► Leitura de textos;
► Interpretações orais e escritas;
► Exposição oral;
► Utilização de figuras para produção de textos;
►Exibição de Filmes;
► Trabalhos/pesquisas;
► Uso do dicionário ► Observação do interesse e participação do aluno;
►Escrita e reescrita de● Bilhete, carta (informal), convite, postal, diários,
cronica;
► Verificação de aprendizagem escrita sobre os conteúdos estudados
PLANEJAMENTO I BIMESTRE - PERÍODO: 18/02 a 27/04/2010
Disciplina: Língua Portuguesa
7º Ano A (6ª série A)
OBJETIVOS CONTEÚDOS SITUAÇÃO DIDÁTICA AVALIAÇÃO AULAS
PREVISTAS
1. Proporcionar espaço para os alunos
expressarem suas opiniões, sugestões,
comentários e identificarem a finalidade ou objetivo pretendido para o texto;
2. Ler e reconhecer os elementos constituintes do esquema narrativo da fábula, da tira e História em Quadrinhos;
2. Localizar no texto lido, informações explí-citas e implícitas, como também reconhecer a idéia central e personagens;
3. Produzir textos organizando as idéias de acordo com as características textuais de cada gênero, utilizando os recursos coesivos, a pontuação e a acentuação;
3. Produzir paráfrase de trecho de texto expositivo de livro didático;
4. Empregar os textos estudados para identificar os advérbios como indicadores de circunstancias;
4. Identificar o emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo
4. Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários e lugares e na caracterização de personagens e pessoas;
4. Identificar a função do substantivo na nomeação de personagens e lugares;
4. Utilizar os textos expositivos para enfatizar
o estudo do verbo. 1. Prod. e Compreensão de Textos Orais:
► Expressão oral sobre conhecimento ou desconhecimento dos assuntos abordados;
►Relato oral de histórias lidas ou ouvidas;
►Expressão oral dando opinião, sugestão,
2. Leitura e Compreensão de Textos:
► Gêneros textuais:
● Fábulas
● Tira
● História em quadrinhos (HQ)
● Textos expositivos de outros livros
3. Produção de Textos Escritos:
►Produção de texto do gênero fábula
►Produção de texto do gênero tira
►Produção de texto do gênero HQ
►Produção de textos expositivos
4. Análise Lingüística e Reflexão sobre a Língua:
► Advérbio
►Travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas;
► Adjetivo
► Substantivos próprios
► verbo
► Após a leitura ou a conversa sobre determinado assunto, solicitar que os alunos opinem, sugiram, comentem o tema em foco; conte a história oralmente;
► Leitura de textos;
► Interpretações orais e escritas;
► Exposição oral;
► Utilização de figuras para produção de textos;
►Exibição de Filmes;
► Trabalhos/pesquisas;
► Uso do dicionário ► Observação do interesse e participação do aluno;
► Escrita e reescrita de fábulas, tiras, HQ;
► Verificação de aprendizagem escrita sobre os conteúdos estudados
PLANEJAMENTO I BIMESTRE - PERÍODO: 18/02 a 27/04/2010
Disciplina: Língua Portuguesa
Objetivo Geral: Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa e discursiva, através do uso funcional da linguagem — escrita/oral e formal/informal —, e que possa utilizá-la nas situações de interação social.
8º Ano A (7ª série A)
OBJETIVOS CONTEÚDOS SITUAÇÃO DIDÁTICA AVALIAÇÃO AULAS
PREVISTAS
1. Proporcionar espaço para os alunos
expressarem suas opiniões, sugestões,
comentários e identificarem a finalidade ou objetivo pretendido para o texto;
2. Ler e reconhecer os elementos constituintes de uma entrevista (tese, argumento, tema, ponto de vista) e do cordel (verso, estrofe, figura de linguagem, rima, musicalidade);
2. Localizar no texto lido, informações explí-citas e implícitas, como também reconhecer a idéia central e personagens;
3. Elaborar perguntas para entrevistar alguma pessoa ou personalidade da escola, bairro, cidade, etc.;
3. Elaboração de textos de cordel ou continuar um fragmento;
4. Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários e lugares e na caracterização de personagens e pessoas;
4. Empregar os textos estudados para identificar os advérbios como indicadores de circunstancias;
4. Identificar o emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo em entrevistas;
4. Usar adequadamente os recursos expres-sivos da língua visando à ampliação de sentido na construção de seus textos;
4. Identificar a relação do verbo com seu referente, observando a concordância entre eles. 1. Prod. e Compreensão de Textos Orais:
►Relato oral de histórias lidas ou ouvidas;
►Expressão oral dando opinião, sugestão,
2. Leitura e Compreensão de Textos:
► Gêneros textuais:
● Artigo de curta extensão
● Entrevista
● Recitação de Cordel
3. Produção de Textos Escritos:
►Produção de texto do gênero artigo de curta extensão
►Produção de texto do gênero entrevista
►Produção de texto do gênero cordel
4. Análise Lingüística e Reflexão sobre a Língua:
► Adjetivo
► Advérbio
► Hífen, interrogação, exclamação
► Figuras de Linguagem
► Concordância Verbal
► Após a leitura ou a conversa sobre determinado assunto, solicitar que os alunos opinem, sugiram, comentem o tema em foco; conte a história oralmente;
► Leitura de textos;
► Interpretações orais e escritas;
► Exposição oral;
► Utilização de figuras para produção de textos;
►Exibição de Filmes;
► Trabalhos/pesquisas;
► Uso do dicionário ► Observação do interesse e participação do aluno;
► Escrita e reescrita de fábulas, tiras, HQ;
► Verificação de aprendizagem escrita sobre os conteúdos estudados
PLANEJAMENTO I BIMESTRE - PERÍODO: 18/02 a 27/04/2010
Disciplina: Língua Portuguesa
Objetivo Geral: Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa e discursiva, através do uso funcional da linguagem — escrita/oral e formal/informal —, e que possa utilizá-la nas situações de interação social.
9º Ano A (8ª série A)
OBJETIVOS CONTEÚDOS SITUAÇÃO DIDÁTICA AVALIAÇÃO A. Previstas
1. Proporcionar espaço para os alunos
expressarem suas opiniões, sugestões,
comentários e identificarem a finalidade ou objetivo pretendido para o texto;
2. Ler e reconhecer os elementos constituintes do esquema dissertativo (assunto, tópico, subtópico, argumento, conclusão)
2. Localizar no texto lido, informações explí-citas e implícitas, como também reconhecer a idéia central e personagens;
3. Elaborar início, conflito e final para conto fragmentado,
3. Elaboração de notícia a partir de um texto jornalístico de divulgação científica;
4.Revisar a diferença entre frase, oração e período (simp. e comp.) e saber distinguir período composto por coordenação do composto por subordinação;
4. Identificar as orações coordenadas;
4. Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários e lugares e na caracterização de personagens e pessoas;
4. Identificar a função do substantivo na nomeação de personagens e pessoas
4. Empregar os textos estudados para identificar os advérbios como indicadores de circunstancias;
4. Classificar as orações subordinadas adjetivas e substantivas 1. Prod. e Compreensão de Textos Orais:
►Relato oral de histórias lidas ou ouvidas;
►Expressão oral dando opinião, sugestão,
2. Leitura e Compreensão de Textos:
► Gêneros textuais:
● Jornalístico de divulgação científica
● Conto de longa extensão
3. Produção de Textos Escritos:
►Produção de texto do gênero conto de longa duração
►Produçao de texto jornalístico de divulgação científica
4. Análise Lingüística e Reflexão sobre a Língua:
► Frase, oração e período (simp e comp);
período composto por coord. e subord.;
► Orações coordenadas
► Adjetivo
►Substantivo
►Advérbio
►Orações subordinadas adjetivas e substantivas ► Após a leitura ou a conversa sobre determinado assunto, solicitar que os alunos opinem, sugiram, comentem o tema em foco; conte a história oralmente;
► Leitura de textos;
► Interpretações orais e escritas;
► Exposição oral;
► Utilização de figuras para produção de textos;
►Exibição de Filmes;
► Trabalhos/pesquisas;
► Uso do dicionário ► Observação do interesse e participação do aluno;
► Escrita e reescrita de fábulas, tiras, HQ;
► Verificação de aprendizagem escrita sobre os conteúdos estudados
PLANEJAMENTO I BIMESTRE - PERÍODO: 18/02 a 27/04/2010
Disciplina: Língua Portuguesa
4º Ano do Normal Médio
OBJETIVOS CONTEÚDOS SITUAÇÃO DIDÁTICA AVALIAÇÃO AULAS
PREVISTAS
1. Proporcionar espaço para os alunos
expressarem suas opiniões, sugestões,
comentários e identificarem a finalidade ou objetivo pretendido para o texto;
2. Ler e reconhecer os tipos textuais;
2. Localizar no texto lido, informações explí-citas e implícitas, como também reconhecer a idéia central, personagens;
3. Produzir textos organizando as idéias de acordo com as características textuais de cada tipo, utilizando os recursos coesivos, a pontuação e a acentuação;
4. Empregar os textos estudados para identificar as classes gramaticais estudadas em anos anteriores;
4. Identificar o emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo
4 1. Prod. e Compreensão de Textos Orais:
► Expressão oral sobre conhecimento ou desconhecimento dos assuntos abordados;
►Relato oral de histórias lidas ou ouvidas;
►Expressão oral dando opinião, sugestão,
2. Leitura e Compreensão de Textos:
► Tipos textuais:
● Narração;
● Descrição;
● Argumentação;
● Exposição;
● Injunção;
● Predição;
●Texto literário e não-literário
3. Produção de Textos Escritos:
►Produção de textos narrativos
►Produção de textos descritivos
►Produção de textos argumentativos
►Produção de textos expositivos
► Produção de texto Injuntivo
► Produção de textos preditivos
4. Análise Lingüística e Reflexão sobre a Língua:
► Substantivos, adjetivos, artigos, verbos;
►Travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas;
► Após a leitura ou a conversa sobre determinado assunto, solicitar que os alunos opinem, sugiram, comentem o tema em foco; conte a história oralmente;
► Leitura de textos;
► Interpretações orais e escritas;
► Exposição oral;
► Utilização de figuras para produção de textos;
►Exibição de Filmes;
► Trabalhos/pesquisas;
► Uso do dicionário ► Observação do interesse e participação do aluno;
► Escrita e reescrita de fábulas, tiras, HQ;
► Verificação de aprendizagem escrita sobre os conteúdos estudados
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário