sexta-feira, 21 de maio de 2010

Avaliação do 8º ano "A"

Escola Estadual Napoleão Araújo - Ensino Fundamental e Médio
Professora: Cícera Maria Pereira de Carvalho
Bom Nome, 28 de abril de 2010
Aluno:___________________________________ Série: 7ª Turma: “A”

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa

Leia o texto abaixo:

A força da união
Companheiro que tens agora
Estes meus versos à mão
Não os leia só com os olhos
Mas também com o coração
Neles eu tento mostrar
O que se pode ganhar
Com a força da união

A união faz a força
Diz o dito popular
O peso que um não levanta
Dois conseguem levantar
Um só a luta não faz
Por isso cada vez mais
Vamos unidos lutar

Uma formiga isolada
Sozinha não vai avante
Muitas formigas juntas
Devoram um elefante
Numa prova que a união
Feita com organização
Só vai nos levar adiante

Outro exemplo que podemos
Retirar da natureza
São as abelhas que dão
Com união e destreza
Que do mais amargo fel
Produzem o doce mel
Isento de impureza

Até os insetos lutam
Defendendo seu espaço
Seja mais que um inseto
Venha trazer o seu braço
Mostrando que tem valor
Mas unidos num abraço.

CALDA, CARLOS

1º) A que gênero pertence o texto?
(a) Conto
(b) Entrevista
(c) Cordel
(d) Crônica

2º) Por que recebe esse nome?
(a) Porque os personagens agem num espaço e num tem.
(b) Porque na sua estrutura aparecem perguntas e respostas
(c) Porque era vendido nas feiras livres, colocados em cordões.
(d) Porque narra fatos do dia-a-dia, é encontrado em jornais e tem uma pitada de humor.

3º) O que o autor quer incentivar as pessoas a fazerem?
R ________________________________________________________
__________________________________________________________

4º) Que animais são usados como exemplos?
R_________________________________________________________
__________________________________________________________

5º) Explique a frase: “Um só a luta não faz
Por isso cada vez mais
Vamos unidos lutar”.
R_________________________________________________________
__________________________________________________________


6º) Aumente o tamanho do texto falando da força e da união dos cupins.
RASCUNHO
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
RESCRITA DO TEXTO
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________




7º) Responda as seguintes perguntas:

a) Qual é seu nome?
R. Meu nome é_____________________________________________________________________________

b) Onde você nasceu e quando? R. Nasci em__________________________Estado de___________________
no dia_____________________.

c) Qual o nome de seus pais? R. Meu pai chama-se________________________________________________
e minha mãe_______________________________________________________________________________

d) Além de estudar, o que mais você gosta de fazer?
R. Além de estudar gosto de__________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________

e) Que profissão você pretende seguir?
R. Futuramente pretendo seguir a profissão de___________________________________________________

8º) Pela estrutura, podemos dizer que o texto acima é do gênero. R. ___________________________________

9º) Utilizando somente as respostas dadas no texto acima, apresente sua autobiografia.
EU
R. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10º) Passe o discurso direto para o discurso indireto:

a) A professora disse:
- Prestem atenção a aula.
R_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


b) O médico perguntou:
- O que você está sentindo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário