sexta-feira, 21 de maio de 2010

Avaliação do 8º ano "A"

Escola Estadual Napoleão Araújo - Ensino Fundamental e Médio
Professora: Cícera Maria Pereira de Carvalho
Bom Nome, 08 de abril de 2010
Aluno:___________________________________ Série: 7ª Turma: “A”
Avaliação de Língua Portuguesa

1º) O texto abaixo, encontra-se na 1ª pessoa do singular, passe-o para a 3ª pessoa: “Casei, descasei, namorei, alonguei o corpo e dancei entre o som agudo das hortênsias e o grave dos gerânios. Era 1968: o tumultuado ano das descobertas políticas. Deus não podia me ver lendo Mão Tse Tung. Algum de seus anjos poderia me denunciar. Meus passos ateus percorreram dezenas de passeatas, centenas de assembléias e fiquei só. Mais só do que em qualquer situação da minha vida”.
R_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) Identifique nos textos a seguir os modos verbais (indicativo, imperativo ou subjuntivo) e justifique:
a) Escreva, ligue, opine, pergunte, elogie, reclame, conte histórias, dê ideias, fale com a gente. A revista é toda sua. UMA. R______________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________

b) Eu gravo, eu assisto, eu ouço, eu danço, eu penduro na parede, eu decoro minha casa, eu levo pra viajar, eu ligo, eu faço a festa e dou o show. EU e a Philips. R_______________________________________________
_________________________________________________________________________________________

c) Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse a valsa vienense, se você dormisse, se você cansasse,
se você morresse... Mas você não morre, você é duro, José!
R________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________

3º) ) Leia o texto abaixo, retire os verbos que estão no pretérito perfeito e imperfeito e explique a diferença de sentido entre esses tempos verbais:
a) Eu cantava, eu sorria, eu reclamava, eu desistia, eu recomeçava sempre que precisava, mas ninguém me escutava. R______________________________________________________________________________
b) Estudei, ensinei, conversei, debati, reclamei, incentivei. Fiz o possível para você entender as dificuldades que a vida oferece. R_______________________________________________________________________
Justificativa:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º) Retire os adjetivos do texto abaixo:
Era uma mulher alta, tinha os cabelos compridos, pele morena, olhos castanhos, voz rouca. Seu andar faceiro. Era inteligente, feliz, sorridente, e fica mais contente quando via brilho nos olhos da gente.
R_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º) Retire do texto acima:
a) adjetivos uniformes:_______________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
b) adjetivos biformes:________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________

6º) Observe a transformação:
A) Alexandre vendia tudo.
B) Alexandre não vendia nada.
Para transformar a frase (A) afirmativa em frase (B) negativa empregamos o advérbio de negação: Não.
Transforme as frases afirmativas em negativas.
1) Encontrei alguém na sala. R_______________________________________________________________
2) Fizeram tudo para ele ir embora. R_________________________________________________________
3) Conseguiu ouvir algum barulho. R___________________________________________________________
4) Talvez você encontre alguém na estação. R_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário